sexta-feira, março 20, 2009

DOM FREI JOÃO JOSÉ COSTA



Descrição Heráldica

Escudo terciado em pala, o primeiro de argente (prata) com um lírio branco aberto, do coração ao chefe, com haste de sinopla (verde) e duas folhas do mesmo, brocante sobre a ponta um escudete de tenné (marrom) com uma estrela e mantelado de argente com duas estrelas de tenné, o segundo de blau (azul) com uma flor de lis florenciada de argente; o terceiro de goles (vermelho) com uma concha de jalde (ouro) e base de blau com dois filetes de água em argente, cortado do mesmo com três costelas de argente. Timbrando o escudo, o chapéu eclesiástico, cordões e borlas de sinopla. As borlas, em número de doze dispostas seis por parte, em três ordens de um, dois e três. O conjunto pousa sobre uma cruz hastil trifoliada de jalde. Como divisa, num listel de prata forrado de goles, a legenda: “Servo por Amor” escrita com letras de sable (preto).



Simbologia Pastoral

No campo principal em branco há um lírio recordando São José, padroeiro da Diocese de Iguatu e onomástico de Dom Frei João José Costa e um brasonete na base com a simbologia carmelita, Ordem a que pertence o Bispo eleito. No campo azul uma flor de lis em prata recordando a Virgem Maria, em quem o Carmelita “contempla, como em imagem perfeita, o que deseja e espera ser na Igreja”. No terceiro campo em vermelho há um cortado: na parte superior a concha em ouro e a base em água, simbolizando tanto João Batista (onomástico) como o ministério episcopal de evangelizar e batizar; na parte inferior são representadas três costelas, símbolo da família Costa. Na divisa, “SERVO POR AMOR”, a atitude que condensa a razão de ser do ministério daquele que foi escolhido para pastorear o Povo de Deus.

Fraternidade e diálogo: compromisso de amor. Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021

  “Cristo é a nossa paz. Do que era dividido, fez uma unidade. ” (Ef 2,14ª)  A Campanha da Fraternidade é um dos modos de viver o período qu...